

O FATOR CHINA E O NOVO NORMAL
HENRY ULIANO QUARESMA
As atenções de todo o mundo se voltam para a China. A ascensão da nação comunista ao topo do universo capitalista assombra o mundo pela magnitude e rapidez das conquistas. Suas revoluções industrial, urbana e da informação ocorreram simultaneamente e foram realizadas em poucas décadas, tornando a economia chinesa a segunda maior do mundo. Agora, uma nova etapa de seu desenvolvimento está em curso, com a maior integração da economia chinesa à mundial e o crescimento do mercado interno. É impressionante a quantidade de conexões existentes nas diversas áreas da economia mundial que se ligaram e passaram a ser influenciadas pelo que ocorre internamente no país. Este é o Fator China, objeto do livro.
Para participar e tirar proveito desse processo, empresários e executivos devem buscar o conhecimento da história e da atual estratégia chinesa para o fortalecimento e a independência econômica do país. Esse esforço é mais necessário do que nunca, diante das mudanças profundas e rápidas vividas pela China. Elas podem representar uma oportunidade para a recuperação da indústria brasileira pela via da exportação. Também se abrem oportunidades de parcerias e investimentos no país, que permitirão a integração às cadeias produtivas que se desenvolvem na Ásia. E há ainda o crescente interesse dos chineses em realizar investimentos em outros países, tendo o Brasil um lugar de destaque.
As turbulências enfrentadas pela China, que assustam o mundo, fazem parte do processo de conquista do novo patamar e podem se reverter em oportunidades. E se, por outro lado, a China também representa ameaça a modelos de negócios aparentemente consolidados, o autor do livro está certo ao afirmar que de nada adianta apenas contemplar de longe sua trajetória, na crença que de que podemos ignorar ou nos proteger de seus efeitos. É hora de aprofundar a integração.
